quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pronome

Pronomes:
Há seis espécies de pronomes:
Pessoais; possessivos; demonstrativos; indefinidos; relativos e interrogativos.
QUADRO DE PRONOMES PESSOAIS
Pessoa do discurso
Pronomes retos
Pronomes oblíquos

Função de sujeito
Função objeto
1ª singular
2ª singular
3ª singular
1ª plural
2ª plural
3ª plural

Eu
Tu
Ele, ela
Nós
Vós
Eles, elas
Me, mim, comigo
Te, ti, contigo
Se, si, consigo, lhe, o, a
Nos, conosco
Vos, convosco
Se, si, consigo, lhes, os, as
Quanto à acentuação, os pronomes oblíquos dividem-se em:
Tônicos: mim, ti, si, comigo
Átonos: me, te, se, lhe, lhes, o, a, os as, nos e vos.
Associados a verbos terminados em r, s, ou z, os pronomes o, a, os, as assumem as antigas formas lo, La, los, las, caindo aquelas consoantes. Ex.: Mandaram prendê-lo.(obs.: cai o “r” final do verbo,e acrescenta-se o lo.

Alguns pronomes oblíquos podem ser reflexivos:
São os que se referem ao sujeito da oração, sendo da mesma pessoa que este. Exemplos:
Alexandre só pensa em si.
O operário feriu-se ao subir no muro.
Tu não te enxergas?
Eu me machuquei na escada.
Nós nos perfilamos corretamente.
A mãe trouxe as crianças consigo.

PRONOMES POSSESSIVOS
Referem-se às pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de alguma coisa.
Quando digo, por exemplo, meu livro, a palavra meu informa que o livro pertence à 1ª pessoa (eu).
Pronomes possessivos
Pronomes
Exemplos de uso
Pessoas dos pronomes


1ª singular
2ª singular
3ª singular
1ª plural
2ª plural
3ª plural

Meu, minha, meus, minhas
Teu, tua, teus, tuas
Seu, sua, seus, suas
Nosso, nossa, nossos, nossas
Vosso, vossa, vossos, vossas
Seu, sua, seus, suas
A minha intenção é que vocês saiam bem nas provas da escola e da vida.

Ele deve lutar pelo que é seu.
Pronome demonstrativo
PRONOMES DEMONSTRATIVOS são os que indicam o lugar, a posição, ou a identidade dos seres, relativamente às pessoas do discurso. Exemplos: - Compro este carro (aqui). ( o pronome este indica que o carro está perto da pessoa que fala.)
Ex2: Compro esse carro (aí). (O pronome esse indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala.)
Ex3: Compro aquele carro (lá). (O pronome aquele diz que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo.)
Aos pronomes este, esse, aquele correspondem isto, isso, aquilo, que são invariáveis e se empregam exclusivamente como substitutos dos substantivos. Ex.: 1- Isto é meu. Ex2: isso que você está levando é seu? Ex3: Aquilo que Dario está levando não é dele.
Pronomes demonstrativos


Este, estes, esta, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aqueles, aquela, aquelas,
aqueles, aquela, aquelas,
isto, isso, aquilo
mesmo, mesmas, próprio, próprios, tal, tais, semelhante, semelhates.
· Estes rapazes são os mesmo que vieram ontem
· Tais crimes não podem ficar impunes.
· Não faças tal.

· Os próprios sábios podem enganar-se
· Não faças semelhantes coisas.
· Ninguém sabe o que ele resolveu.
· São poucos os que sabem isto.

· Sabeis ser gentis quando isso vos convém.
· Há três casas: a do meio é a nossa.

Pronomes relativos:
São palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos.
Exemplos:
Armando comprou a casa que lhe convinha.
A palavra que representa o nome casa, relaciona-se com o termo casa: é um pronome relativo.
Sejamos gratos a Deus, a quem tudo devemos.
O lugar onde paramos era deserto.
Traga tudo quanto lhe pertence.
Leve tantos ingressos quantos quiser.
Era um monstro feroz, cujo bafo empestava o lugar
Levarei alguns livros na viagem, com os quais pretendo encher o tempo.
Pronomes relativos


Masculinos:
O qual, os quais
Cujo cujos
Quanto, quantos
Femininos:
A qual , as quais
Cuja, cujas
Quanta, quantas
Invariáveis:
Quem
Que
onde


Outros exemplos: Quem só aplica a pessoas, tem antecedente, vem precedido de preposição e equivale a o qual: O médico de quem falo é meu conterrâneo.
Os pronomes cujo, cuja significam do qual, da qual, e precedem um substantivo sem artigo: Qual será o animal cujo nome a autora não quis mencionar?[cujo nome; Nome do qual]
Quanto(s) e quanta(s) são prono9mes relativos quando precedidos de um dos pronomes indefinidos: tudo, tanta, tanto , todos, todas.
Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde (=em que) moro foi de meu avô.
Os pronomes relativos nos permitem reunir duas orações numa só frase. Ex.: Os planetas são súditos / O rei dele é o sol. ( Os planetas são súditos1ª cujo rei é o sol2ª)
Pronomes indefinidos
Referem-se à 3ª pessoa do discurso, designando-a de um modo vago, impreciso.
Pronomes indefinidos substantivos: algo, alguém, fulano, sicrano, beltrano, nada , ninguém, outrem, quem, tudo.
Exs.: Algo o incomoda? / Acreditam em tudo o que fulano diz ou sicrano escreve. / Não faças o outrem o que não queres que te façam. / Quem avisa amigo é.
Pronomes indefinidos adjetivos
Funcionam como adjetivo. Vêm acompanhados de substantivo:
Cada, certo, certos, certa, certas Ex.: cada povo tem seus costumes / Certas pessoas exercem várias profissões. / Certo dia apareceu em casa um reporte.
Ora são pronomes adjetivos, ora pronomes substantivos
Algum, alguns, alguma(s), bastante(s) (= muito, muitos), demais, mais, menos, muito (s), muita(s), nenhum, nenhuns, nenhuma(s), outro(s), outra(s), pouco(s), pouca(s), qualquer, quaisquer, qual , que, quanto(s), quanta(s), tal, tais, tanto(s), tanta(s), todo(s), toda(s), um, uns, uma(s), vários, várias.
Exemplos:
Alguns se contentam com pouco. (pronomes indefinidos substantivos)
Alguns alunos têm pouco tempo para estudar. (pronomes indefinidos adjetivos)
Quero que observem que o primeiro exemplo, o alguns e o pouco não estão acompanhados de substantivos; já no segundo caso, o alguns está ligado ao substantivo alunos e pouco está ligado à palavra tempo.
Pronomes interrogativos: Aparecem em frases interrogativas, por isso são fáceis de ser identificados.
Ex: Que há? / Que dia é hoje? / Reagir contra quê? / Quem foi?/ Qual será? / Quantos vêm?/ Quantas irmãs tens? /
FONTE: CEGALA, Domingos Pacoal. 2009.
Às vezes, pego no pé e fico muito chato e sem paciência com vocês. Mas tenham certeza que sempre quero o bem de todos e me preocupo quando não estão prestando a atenção ou não estão entendendo a matéria.
Atenciosamente, Professor Isnaldo Esteves Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário